sábado, 1 de abril de 2017

O Rock '60 -O Legado de uma Geração-HistoryGuitar

Naturalmente que hoje na primeira década do século XXI era digital do download grátis no formato de música Mp3, compartilhamento instantâneo, um mundo muito diferente do que aquele do final do séc.XX na década de noventa quando um jovem garoto de 15 anos (que já amava os Beatles, Queen, Peter Framptom por influência do Pai) e que naquela altura da vida andava em trabalho como office-boy nas ruas de São Paulo (ouvindo um velho walkman sony e uma fita K7 no lados A e B- Black Sabbath - gravado de um especial de rádio(!!!) da antiga 89Fm a extinta RádioRock.

Se ao andar pelas ruas de uma grande metrópole cosmopolita como São Paulo, naquele momento era por profissão fatalmente os centros culturais, o  Vergueiro mais precisamente, oferecia aporte para toneladas de informações ora na rádio, ora na tv com a MTV, ora na Galeria do Rock no centro, Os Fanzines, as revistas Rock Brigade e Bizz, os shows do Monsters of Rock, Ac/Dc, Nirvana, Sonic Youth, Metallica, Iron Mainden, Deep Purple, Raimundos, Titãs, Sesc Pompéia  enfim muitos lugares, muitas figuras de amigos, muitas histórias, muitas fontes. Até chegar o dia que não bastava mais ouvir, o estrago felizmente já havia sido feito e o que eu queria era tocar guitarra. 

Conhecer o Black Sabbath foi impressionante e com certeza o resto foi uma maravilhosa consequência.

Acredito que de 10 em cada 10 adolescentes que curtam rock atualmente já ouviram  o Black Sabbath. O nome do blog é uma homenagem à importância e o significado pessoal que esta banda  tem para o autor deste blog bem como a sua visão esta associada em uma contextualização cronológica do tempo ser a dos anos 90 do século XX em processo de profundas transformações em vários planos podendo ser identificado como a sociedade da pré era da revolução digital evidente que esta, ainda em curso, se efetiva cada vez mais e com maior velocidade até o presente.

Entretanto o maior impacto do estilo musical Rock se dera efetivamente para a civilização ocidental, aproximadamente nas últimas 6 décadas, mais precisamente a partir da segunda metade da década de 50.
O advento do Rock através do aparecimento da música de um de seus expoentes,Chuck Berry, um jovem negro norte-americano . O impacto cultural foi tamanho que tudo o que aconteceu na música após "Johnny Be Good" foi uma consequência, bem  como o aparecimento de  Jimy Hendrix  na década de 60, um dos maiores guitarristas e gênios musicais dos últimos tempos. Hendrix tinha um  rock tão bem expresso em Riffs através de sua guitarra em que chegaram a  imitar entre outras balas de metralhadoras muito bem representada e expressa em  suas músicas de protesto "Machine Gun" uma obra prima do rock. Uma crítica que denunciava a crueldade e o absurdo da Guerra do Vietnã.

Em uma análise superficial o que vivemos culturalmente hoje desfoca a semiótica da relevância e da importância quase que mitológica do Guitar Hero onde a figura da Guitarra sendo empunhada por um homem simples ou banda de músicos populares como os Beatles em teatros e arenas ao redor do mundo ou no icônico som de lamento da Guitarra em "With a little help for my friend" na voz de Joe Cocker em um grande festival como Woodstock nos anos 60 com suas músicas de protesto pela Paz e Amor são características indeléveis no aparecimento do fenômeno da musica pop até o presente transformando a guitarra como o instrumento símbolo da música moderna.

Aos berros furiosos e em altíssimo volume para saturação das válvulas através de verdadeiras "barricadas" de amplificadores montados nos palcos de grandes festivais da época lançavam megawatts  de timbres distorcidos para se pregar a"revolução universal" explodindo em ferocidade e com toda força os nascentes movimentos populares clamando por liberdades e direitos civis  contestando contra a sustentação de uma sociedade que carregava em si valores e ideias de um modo de vida preso ao século 19, de mudanças em uma sociedade castrada sexualmente, pressionada por uma guerra fratricida e clamando também por demandas materiais contra o desemprego, a miséria, a fome e doenças confrontando-se frontalmente nas ruas  contra às forças políticas dominantes de um estágio de poder e de controle social deliberado  por parte de governos de países de um mundo em tempos dos extremos da bipolarização e radicalização política em franca disputa por território e poder e de sua influência no mapa global.

Em um planisfério político mundial e em linhas gerais países com regimes ditatoriais de governos ultraconservadores na manutenção do poder e da ordem que a história mostrou serem  indistintamente em países tanto no bloco comunista como no bloco capitalista . Foram os tempos extremos da guerra fria e das imposições e sanções civis, sobretudo de governos ditatoriais, da anulação e ou sanção de direitos humanos, direitos políticos-civis bem com perseguições, prisões e condenações tendo -se como resultado desvios de rotas individuais e coletivas através do aparelhamento de órgãos governamentais à serviço da repressão política sistematicamente desenvolvidos e implementados por governos no mundo inteiro desde por exemplo à prática extensiva e indiscriminada da tortura, na execução do exílio, da censura e controle dos meios de comunicação até a práticas de execuções coletivas sumárias(evidentemente sob a alegação de desaparecimento) e no plano político de relações internacionais a abolição da diplomacia através de intimidações bélicas e confrontos localizados, vivia-se sob a égide do temor constante de uma guerra nuclear de aniquilação total que poderia ser deflagrada a qualquer momento.

O uso de drogas em si faz parte, em linhas gerais, do contexto da história humana devido provavelmente a sua própria condição de existência,  porém ninguém poderia saber ou imaginar que uma das táticas da reação governamental por exemplo estadunidense e de outros países além da política reacionária de atentados as liberdades individuais através das censuras, prisões, envio para confronto de forças policiais com  balas de borrachas, bombas de efeito moral, bombas de gás lacrimogênio contra populações de manifestantes desarmados transformando-os em vítimas indefesas e fatais seriam também os métodos anticoncepcionais em massa tornando estéreis milhares de mulheres para o controle da natalidade, daí o surgimento da pílula anti concepcional e seu advento através de campanhas e informes publicitários nos devidos aparelhos de comunicação em massa, bem como o mais novo método-experimento de controle social já desenvolvido naquele momento , o LSD , com a promessa de ser a droga mais eficiente que o governo estadunidense já havia lançado em um programa desta natureza e do famigerado agrotóxico até hoje em uso na agricultura mundial conhecido como Glifosato com seus nefastos efeitos biológicos hoje comprovados matando bilhões de câncer pelo mundo que fora  transformado rapidamente em uma arma química letal e mortífera que ainda reproduz seus nefastos  efeitos na alteração da reprodução da genética humana com má formação de fetos dando origem a população de  seres humanos disformes que se reproduzem até hoje aos milhares no Vietnã. Batizado como "Agente Laranja" ou "Agent Orange" foi testado e usado com profusão na Guerra do Vietnã contra os vietcongues e atingindo também seus próprios soldados sendo usado como pretexto de se "desfolhar a mata" deixou seu rastro até nossos dias. A Guerra do Vietnã  tem como legado o que fora reconhecido como o maior campo de genocídio humano registrado e que se tem notícia na história.

Aquela geração dos anos 60  não só norte-americana, mas a de diversos países ocidentais, foi o alvo de impacto direto destes programas governamentais, de um lado pressionada pela guerra, e por outro lado através destes programas de governo que através de suas agências em aliança a um conglomerado de  indústrias químicas, farmacêuticas, bélicas, econômicas financeiras (bancos), sociedades de regimes autoritário de economias planificada unificadas em uma plutocracia  perpetuada ao poder de forma geral( leste europeu e bloco asiático soviético) que agiam sistematicamente contra e a revelia sua própria população  para garantirem seus exorbitantes lucros financeiros e a para a perpetuação do seu próprio poder, em modelos políticos que foram disputados para serem  adotados e expandido por governos no mundo inteiro.

Diante de tanta perversidade das políticas dominantes, repressão e horror como sintomas da fragmentação e declínio de velhas sociedades doentes, certamente que este "plano de fundo" haveria de influenciar severamente aquela geração de jovens dos anos 60 em escala mundial, entretanto foram nas universidades sob a égide do turbilhão dos movimentos sociais contrários ao "reacionarismo" da política conservadora vigente, estes se aliaram ás artes e a cultura na literatura, nas artes plásticas, na música, no cinema e no teatro, utilizando-as e transformando-as como "armas"  para a defesa de suas pautas filosóficas, ideológicas e políticas como um liem social que sustentava aquela sinergia coletiva estavam germinando as sementes do que ficou conhecido como a "primavera dos povos" com grande explosão artística-cultural teve que entre outros movimentos o  "movimento da contra-cultura" mais tarde afetando não só aquela geração dos anos 60 que havia sido atingida direta e verticalmente pelo poder sendo transformados então como os protagonistas desta  nova corrente de contra cultura que com seu legado influenciaram gerações sucessivas do séc. XX até nossos dias.

Quando esta explosão se deu fora sem limites pela proclamação e o advento através de vivências coletivas, irrestritas e incondicionais das pautas reivindicatórias que em sua maioria possuíam entre outras as práticas para o amor e sexo livre, a "liberdade" para o uso de drogas, as quais se supunha podiam operar "libertações mentais e até espirituais" ao "abrir suas mentes", para a liberdade de expressão sem limites com o qual o rock por excelência foi apropriadamente  associado sendo o protagonista por excelência daquela onda de revindicações produzindo e reproduzindo através da música em diferentes "versões" até hoje, muitos de seus máximos expoentes.

Fortemente aliado as artes plásticas nos retratos de quadros de visões e paisagens multi coloridas proporcionadas por doses cavalares de ácidos e regados a Lsd em distorções sonoras e visuais conhecidas como arte psicodélica, muitas vezes como representações dos conflitos internos individuais ao qual com o auxílio das filosofias orientais poderiam se libertar pelo "despertar individual" em todos aquelas formações errantes coletivas de grupos "irmanados pela paz e amor" conhecidos como "hippies" ao alcance daquilo que buscavam e pensavam ser a superação em seu caminho existencial através da sua auto libertação espiritual e também material propiciado pela convivências e fundação de espaços comunitários fundamentados no, no compartilhamento de pertences, bens materiais, no usufruto coletivo dos bens produzidos, alimentos, vestimentos baseados por uma economia compartilhada de trocas coletivos e ou individuais enfim tentava-se assim e urgentemente uma alternativa de convivência coletiva sobretudo evidenciava-se a urgência de uma nova sociedade com estes ideais  que propiciasse o surgimento de sociedades alternativas tendo a liberdade como a premissa básica.
As artes e a música com o Rock associados ao uso recorrente de drogas e ao sexo liberal e irrestrito, estava assim em linhas gerais erguido o tripé daquilo  que evidente não poderiam supor mas que a história revelaria como legado daquele período conhecido como"Sexo, Drogas e Rock'n Roll".

De tempos em tempos a história evidencia impiedosamente os limites da condição humana e provou também que o mundo, após os anos 60, evidente jamais seria o mesmo. O Rock como sua trilha sonora de fundo cadenciando e então catalizando revoluções em vários campos da atividade humana que se deram desde então alterando definitivamente a sua existência e transformando às sociedades amparadas pela proclamação de liberdades políticas baseadas e ampliadas sobremaneira aos direitos individuais e o advento de uma ciência profundamente tecnicista fundamentada e "experienciada" em si mesma, não haveria mais limites para a ciência que a partir daquela década de 60 pôde levar o homem ao espaço e a "conquista" da lua podendo expandir as fronteiras de sua própria percepção de existência pelo cosmos antes limitado a uma única esfera, que ao mesmo tempo podia produzir milhares de ogivas nucleares em mísseis plantados por toda a terra e que em um simples apertar de botão poderia dizimar instantaneamente bilhões de vidas como  também e contraditoriamente desafiando as leis naturais até então vigentes fabricar e produzir em série vida aos bilhões em tubos de ensaios em laboratórios, tão bem expressas na literatura em profusão de romances de ficção distópica que se tornariam clássicos da literatura moderna e mundial ao traçar paralelos subjetivos na crítica das nascentes sociedades modernas como a distopia "Admirável Mundo Novo" do célebre escritor Aldous Huxley autor também do famoso "As portas da percepção", o livro de Ray Bradbury - Fahrenheit 451 e "1984" de George Orwell. No cinema um clássico que se tornaria a  "pedra de toque" de uma geração " Easy Rider" - Sem Destino,de Peter Fonda e sua clássica trilha sonora entre elas a música "Born to be Wild" da banda SteppemWolf tendia reproduzir  e a reafirmar a ideologia da auto-libertação dos anseios individuais de uma geração.

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