domingo, 26 de março de 2017

Michel Perié-Firebox-PlayGuitar

PlayGuitar
Não teria melhor lembrança do que a de meu primeiro professor na Guitarra Michel Perié (primeiro da direita para a esquerda).

Conheci o Michel através de uma indicação, sabendo que era um professor de Guitarra muito conceituado aqui em São Paulo(1994). Formado no MIT-USA(Musician Institute - Estados Unidos) Michel possuía uma didática própria ao qual fazia mesmo jus a sua fama. Apesar do pouco tempo em que pude frequentar suas aulas até hoje utilizo seu material. (Em breve compartilho alguma coisa).

Ex Guitarrista da famosa banda Jaguar no final da década de 80 e início de 90 ao qual tocava junto com Théo Godinho* além de Professor  Michel também tinha sua banda o Firebox, lançando de forma independente seu disco "Out of Control" vide abaixo o disco completo disponível no you tube e ao vivo no programa mulheres na TV Gazeta.

Apesar de na época do lançamento o disco não ser reconhecido pela crítica especializada, justiça seja feita, sabe-se hoje que Michel Perié foi um dos principais guitarristas pioneiros na construção do Metal Nacional que senão fora reconhecido pelos seus pares naquele momento a história o absolveu e o reconheceu. Michel foi o primeiro músico guitarrista brasileiro a ser formar no GIT de Los Angeles no estilo Rock perpetua  seu legado como Professor extremamente conceituado e competente que influenciou toda uma geração de músicos guitarristas em São Paulo na década de noventa e início do séc. XXI (sendo que alguns de seus ex-alunos inclusive lecionam até hoje, um deles no EMT - Escola de Música e Tecnologia-  o excelente guitarrista Marcio Okayama ), seu trabalho a frente do Firebox por se tratar de um trabalho independente e totalmente autoral desde a composição, produção, gravação até a distribuição em um período econômico de inflação galopante em que a produção musical era apenas industrial com poucos estúdios, parca infra estrutura técnica, falta de gente especializada, uma "cena" Metal que ainda engatinhava e defender um trabalho a altura dos grandes, nota-se hoje com toda coerência que realmente fora um trabalho para gigantes. Após o fim do Firebox em 1993, alguns de seus integrantes fizeram formação de outras  bandas que se tornariam futuramente famosas na cena do Metal Nacional e até internacional a partir então da metade da década de 90 como o Angra e o Centúrias. Aproximadamente 10 anos depois o reconhecimento definitivo apesar de tardio se deu de forma inusitada pela mídia brasileira especializada na Guitarra através da extinta revista Guitar Class que na época pertencia a mesma editora da famosa e internacional Guitar Player onde em uma de suas edições dedicou inteiramente a ele a coluna "Vivendo de Guitarra". Infelizmente não dispomos deste raro exemplar.

De certo a figura de Michel Perié e o Firebox conseguiram marcar a memória "literalmente"em episódios dignos de nota.
Dizem que  Michel a fim de divulgar a banda fez um molde com o logotipo do Firebox e saiu pintando os muros na cidade de São Paulo sendo esta uma atitude que apesar de muito original fora evidente provocativa. Em outro episódio desta vez hilário foi quando o Firebox esteve na TV Gazeta em SP(vídeo abaixo) e a apresentadora do Programa Mulheres ao manusear o Contra-Baixo no palco leva uma descarga elétrica ao que diz ao vivo  :"- Vocês são mesmo Eletrizantes!!!"(risos). Conseguimos localizar o vídeo provavelmente onde se deu o episódio do "choque" porém e infelizmente a parte em que ocorre o hilário incidente aparentemente foi cortada.

Desde aqueles que frequentavam os shows do Jaguar, muitos de seus alunos (quem não se lembra do lápis e do inseparável cachimbo?), o pessoal do meio musical na cidade de São Paulo, mídia especializada relembram com carinho da figura sendo que não é difícil encontrar pela internet informações sobre a banda onde até mesmo comunidades foram criadas como mostra a foto ao lado retirada do extinto orkut.

Michel Perié está atualmente na França lecionando Guitarra.

Trabalhos:*

FIREBOX

  • 1990 Starting Fire (Demo) Guitar, Vocals
  • 1992 Out of Control Guitar, Vocals
JAGUAR

  • Guitars Vocals


Nota.:
Não há a premissa de se esgotar e ou de se abranger a totalidade dos acontecimentos relatados no texto em relação a terceiros tratando-se unicamente de um recorte(s) documentado(s) da visão individual na narrativa da historia pelo autor.
Infelizmente até a data da publicidade do texto não foi possível contato com o músico Michel Perié. 
Se através da internet se alcançar tal objetivo teremos grande estima principalmente se tal fato se der pela veiculação deste blog.

* fonte: Encyclopedia Metallum "The Metal Archives" http://www.metal-archives.com/artists/Michel_Peri%C3%A9/110822

* Theo Godinho em http://guitarplayer.uol.com.br/?area=materia&colid=4&matid=1497
-> Disco Out of Control - Firebox
 

-> Banda Firebox ao Vivo No Programa Mulheres Década de 80

-> Banda Jaguar com Michel Perié e Theo Godinho ao vivo Tocando Lazy
 
-> Banda Jaguar com Michel Perié e Theo Godinho ao vivo Tocando Bark at the Moom Ozzy    

Nenhum comentário:

Postar um comentário